Todo ano o Carnaval vai embora, mas costuma deixar para trás uma lembrança que acomete a maior parte das pessoas que não abrem mão das bebidas: a ressaca. Isso ocorre devido à dificuldade que as ADH, enzimas presentes no fígado que metabolizam o álcool, têm na hora de fazer o serviço completo, gerando o acetaldeído, responsável por causar dor de cabeça e enjoos típicos da alta ingestão de bebidas alcoólicas.
Para conseguir enfrentar essa consequência praticamente inevitável do consumo excessivo de álcool após 4 dias de folia e curar ressaca rápido, existem várias alternativas. Confira nossas dicas!
4 dicas para curar ressaca rápido
- Beber água de coco;
- Consumir frutas em geral, mas dar atenção especial às aquosas, como o melão, a manga, a melancia e o abacaxi;
- Optar por doces como goiabada e mel, pois são menos gordurosos;
- Comer alimentos leves e antioxidantes;
- Beber muita água.
Também é preciso ficar atento ao que não consumir caso a intenção de fato seja curar ressaca rápido e restabelecer o organismo pós-Carnaval. Portanto é ideal deixar de lado doces gordurosos, como, por exemplo, o chocolate, pois o fígado, órgão que metaboliza o álcool, também metaboliza a gordura, podendo ficar ainda mais sobrecarregado com a ingestão desse tipo de açúcar. Também é aconselhável não recorrer às bebidas que contenham cafeína, como o café e o chá de boldo, por exemplo, porque, ao contrário do que muitos acreditam, a ingestão de líquidos cafeinados pode gerar a irritação na parede do estômago, órgão que também sente as consequências do consumo elevado de álcool.
Anotou nossas dicas para curar ressaca rápido, restabelecer o organismo e ficar livre dos efeitos do álcool o quanto antes? Agora compartilhe com os amigos para que eles conheçam as melhores alternativas para a hora da ressaca.