5 dicas para adaptar o corpo ao fim do horário de verão

Para a alegria de uns e desânimo de outros, neste domingo, 17 de fevereiro, chegamos ao fim do horário de verão de 2019. Portanto, a partir das 00h00, os relógios das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem voltar uma hora.

O reajuste dos ponteiros aparenta ser pequeno, mas pode não passar despercebido pelo organismo e acabar afetando o sono e, consequentemente, o bem-estar de muitas pessoas. Afinal, o ritmo do corpo muda e o despertador não falha, pois os compromissos diários permanecem os mesmos. 

5 dicas para adaptar o corpo ao fim do horário de verão

Quem tem maior dificuldade de adaptar o relógio biológico após o fim do horário de verão, pode, principalmente nos primeiros dias, tomar alguns cuidados. Dessa forma, fica muito mais fácil de fugir dos efeitos do sono alterado e do descanso reduzido.

  1. Adiantar todo e qualquer afazer junto com o relógio. Então, se a hora do banho, por exemplo, normalmente é em torno de 20h, é necessário manter assim, independente do fim do horário de verão;
  2. Fazer a última refeição da noite no máximo duas horas antes dormir, sempre optando por alimentos leves;
  3. Evitar atividades que exijam esforço físico ou maior concentração próximo da hora de dormir;
  4. Evitar o consumo de bebidas estimulantes, como café e chá preto, a partir do fim da tarde;
  5. Dedicar menos tempo às telas de televisão, celular e computador, por exemplo, durante a noite, para não prejudicar a produção da melatonina (o hormônio do sono).

Você segue algum ritual para adaptar o corpo ao fim do horário de verão e não sentir os efeitos da mudança na rotina? Deixe seu comentário para compartilhar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *