nutrientes do leite materno

Benefícios e nutrientes do leite materno

A amamentação é, de longe, a melhor maneira de alimentar o seu bebê. Os nutrientes do leite materno possibilitam que o desenvolvimento da criança permaneça favorável também fora do útero. Em vista disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, por exemplo, recomendam que até os 6 meses de vida o aleitamento seja exclusivo, nunca combinado com outros alimentos que não sejam caracterizados como leite ou o substituam.

Os nutrientes do leite materno aliados a anticorpos, além de constituírem um alimento completo e adequado perfeitamente às crianças, têm capacidade de adaptação, moldando-se sempre de acordo com as necessidades e carências do bebê. Exemplo disso são os anticorpos multiplicados e gerados especificamente para recuperar crianças da gripe e afastar cada sintoma.

Principais nutrientes do leite materno

  • Proteínas: constituídas por soro e caseína, as proteínas provenientes da amamentação protegem de agentes microbiológicos e são fontes de nitrogênio e aminoácidos.
  • Gorduras: oferecem os ácidos graxos imprescindíveis para o desenvolvimento do sistema nervoso.
  • Ferro: imprescindível na prevenção da anemia infantil.
  • Carboidratos: a lactose, principal componente do leite materno, combate doenças, auxilia a absorção de cálcio, fósforo e magnésio e é fonte de energia para os bebês.
  • Vitaminas e sais minerais: indispensáveis para a saúde das crianças, as vitaminas e os sais minerais auxiliam o desenvolvimento ósseo, cerebral e fortalecem o sistema imunológico.

Em agosto, do dia 1º ao dia 7, acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Uma ação que ocorre em aproximadamente 120 países e possui como foco a sobrevivência, o perfeito desenvolvimento e a proteção infantil. Neste ano, a campanha tem como tema “Amamentação: alicerce da vida” e como objetivos informar sobre os importantes nutrientes do leite materno, bem como afirmar que a amamentação contribui para a redução da pobreza, visto que é uma maneira de alimentar crianças sem custo.

Você tem bebê recém-nascido ou criança ainda em fase de amamentação e possui alguma dúvida a respeito disso? Deixe seu comentário!

Fontes: Mãe Pop e Projeto Sempre Materna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *